palestrante 3Cristiano Pinto da Costa trabalha na Shell há 25 anos, tendo ocupado vários cargos nas áreas de operações, estratégia, novos negócios, comercial e Aquisições e Desinvestimentos em Downstream, Trading, Gas Integrado e Upstream.
Após 18 anos de uma carreira internacional em Londres, Haia e Houston, Cristiano retornou ao Brasil em 2018 para gerenciar a participação da Shell em ativos não operados do Pré-Sal e, em agosto de 2021, foi nomeado Vice-Presidente Sênior. Em agosto de 2022, foi nomeado Presidente da Shell no Brasil. Cristiano é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA em Administração, pela Cranfield School of Management do Reino Unido. É casado, tem duas filhas e pratica esportes como tênis, natação e voleibol.

palestranteMestre em Engenharia Quimica pelo PEQ-COPPE/UFRJ, graduada em Engenharia Quimica, com especialização em gestão pelo IMD e em Mercados Competitivos pela Petrobras-ESPM.
Ingressou na Petrobras em 2000, tendo ocupado diferentes posições nas áreas de Engenharia Básica e P&D para tecnologias de Refino, Gás Natural, Petroquímica, Biocombustíveis, Sustentabilidade e Energia no CENPES. Atualmente é gerente da área de Quantificação e Transparência em Emissões e Eficiência Energética na gerência executiva de Mudança Climática na Petrobras

AlfredoProfessor do Departamento de Engenharia Química – UFRJ, cedido à ANP
Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - ANP
Professor do Curso MBE Energia - PUC-RJ
Professor do Curso MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás- FGV

Funções e Atividades Anteriores:

Professor de Matemática do Instituto Militar de Engenharia (1983-85)
Membro do Conselho Universitário da UFRJ (1993-95)
Secretário Executivo do Fórum de Reitores do Rio de Janeiro (1994-95)
Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado Rio de Janeiro (1995-96)
Presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense – FENORTE, gestora da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF (1996-98)
Assessor da Diretoria da Agência Nacional do Petróleo e Superintendente-Adjunto – ANP (1998-2004)
Membro do Comitê Organizador do 17° Congresso Mundial do Petróleo (2000-02)
Superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP (2004-12)
Membro do encontro Interministerial Brasil – Londres, Inglaterra (2013)
Consultor da Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP (2012-17)
Sócio- Diretor da RioSil Consultoria – Consultora Especializada no Setor Petróleo e Gás – (2012-2018)
Professor do Departamento de Economia da PUC - Rio (2015-2018)
Consultor do Banco Mundial – 2017
Autor de artigos em revistas especializadas e jornais, capítulos de livros e mais de 150 palestras no Brasil e no Exterior
Agraciado com as medalhas da Marinha: Amigos da Marinha e Mérito Tamandaré

joséPossui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor Titular do Programa de Engenharia Química da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É membro do comitê editorial da revista Polímeros: Ciência e Tecnologia, editada pela ABPol. É também membro dos Conselhos Editoriais da revistas Macromolecular Reaction Engineering (editada pela Wiley) e Processes (editada pela MDPI). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2010 e da Academia Nacional de Engenharia desde 2014. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase geral em reatores químicos, e ênfase particular na área de modelagem, simulação e controle de sistemas de polimerização. Já publicou mais de 470 artigos técnicos em revistas científicas e conta com mais de 10.000 citações nas bases "Web of Science", "Scopus" e "Google Scholar", com fator H igual a 49 (em 19/06/2022)

fernandoPossui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1981), especialização em Engenharia Petroquímica (CENPEQ-PETROBRAS/UFBA), especialização em Processos de Separação pelo Equilíbrio (COFIC / UFBA), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Lyngby (Dinamarca) (1992). Trabalhou na Universidade Federal da Bahia como pesquisador (4 anos), no Polo Petroquímico Camaçari - Bahia (6 anos) e na Escola de Química da UFRJ por 27 anos, onde chegou a Professor Titular. Atualmente é Professor Voluntário da EQ/UFRJ e Professor Titular do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Foi agraciado como Pesquisador 1A (CNPq) e Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Tem cerca de 200 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, 600 trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e mais de 150 alunos formados em mestrado e/ou doutorado. Tradutor do Van Ness (Termodinâmica), Incropera (Transferência de Massa e Calor) e Cálculo de Reatores (Roberts). Coordenador de diversos projetos com empresas e instituições governamentais. Coordenador do Centro de Competência em Intensificação de Processos do SENAI-CIMATEC. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica Aplicada e em Engenharia de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: PETRÓLEO, PETROQUÍMICA, biocombustíveis, produtos naturais, fluido supercrítico, equilíbrio de fases, intensificação e otimização de processos, economia circular e H2 verde.

Topo